Usar o Calçado Errado Durante as Atividades Físicas Causa Doenças Sérias

Jogging injury.

A tendinite patelar é uma das doenças que podem ser causadas pelo uso do calçado errado durante as atividades físicas.

O percentual de brasileiros que começaram a praticar atividades físicas intensas (como o Queima de 48h), em algum momento da semana, aumentou 11% nos últimos anos, segundo uma pesquisa feita pela VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) no ano de 2013.

Inicialmente isso é ótimo, mas muitos desses “esportistas de final de semana” não dão a devida atenção a cuidados importantes para afastar os riscos de sobrecargas e lesões em áreas sensíveis do nosso corpo e bastante exigidas nas atividades físicas como o joelho, a coluna, os músculos, entre outras.

Em grande parte dos casos, a escolha de um calçado errado é o causador de grande parte dessas lesões. Segundo especialistas, o uso do calçado errado pode resultar em dores, ferimentos no pé e lesões graves no joelho.

Nos consultórios médicos é comum os relatos de distensões musculares e articulares como os estiramentos e as entorses e, em especial, as lesões nos joelhos.

As articulações dos nossos joelhos são complexas e fundamentais para o movimento corporal, mas elas são bastante vulnerável e suscetível a traumas, como inflamações, rupturas e fraturas.

De acordo com os médicos, em grande parte dos casos, seja você homem obeso ou uma mulher querendo entrar em forma depois do parto, esses tipos de lesões poderiam ser facilmente evitadas com o não uso de um calçado errado durante a atividade praticada.

Dentre as doenças com relação a esse uso do calçado errado se destaca a Tendinite patelar.

Também conhecida como joelho do saltador, esta é uma inflamação que afeta o joelho devido ao esforço repetitivo. Isso pode ser causado pelo excesso de treinos e, principalmente por microtraumas repetidos no tendão patelar do polo inferior da patela, causado pelo uso inadequado do calçado ou pela prática de exercícios em locais não planos, como na prática de esportes como a corrida, vôlei e o basquete.

Para evitar complicações é necessário que o praticante der atenção a escolha do calçado, que deve se basear basicamente no tipo de atividade física que será realizada, levando em consideração a relação de quanto maior o impacto tem o exercício mais amortecedor deve ser o calçado para aliviar essa pressão nas articulações e assim prevenir lesões.

Principais erros ao escolher um calçado!

#1 Calçado com material inadequado

Antes de praticar atividade físicas devemos observar o material do calçado, por exemplo um calçado de couro não permite ventilação dentro ao pé, o suor no pé pode fazer com que você pise errado e se lesione.

#2 Calçado acima ou abaixo do número que a pessoa calça.

Esse é um dos mais comuns tipos de erro quando falamos em calçado errado. Os calçados devem ser confortáveis e nunca estar acima ou abaixo da numeração que a pessoa calça, caso contrário a pessoa pode sentir desconforto e acabar se lesionando durante o exercício.

Então, caso tenha dores excessivas em determinados grupos musculares e articulações, veja se você está usando um calçado errado e se persistir, há algo com o seu treinamento. Nesse caso, procure acompanhamento médico.




Nenhum Comentário


Puedes dejar el primero : )



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *